quinta-feira, 26 de junho de 2014

Escolha da Escola

   

    Vocês acompanharam a minha saga pelo Face para encontrar uma escola que todos s 3, eu, meu marido e o Pedro, gostássemos. Aqui quero compartilhar com vocês.

     Comecei pensando em escolas que conheço e gosto, mas queria mais, queria que ela fosse bilíngue. Parece futilidade né? Mas vou explicar o meu ponto de vista: Ele estudando na bilíngue aos 6 anos, quando sai da escolinha, já sai falando e escrevendo inglês e português. Fora que fui ver um inglês bacana a partir de 3 anos, 2 horas de aula, 2 vezes por semana, cerca de R$ 550,00!! Achei bem fora dos meus planos. Acho sacanagem uma criança já ficar 4 horas na escola e depois ainda encarar mais 2 horas de inglês, muito puxado. Assim, na bilíngue ele já ficaria as 4 horas praticando o inglês e o melhor, de maneira lúdica e natural.
     Lá fui eu em busca da escola. Preferia que fosse uma escola pequena, só infantil mesmo, me dá mais segurança. No total visitei 4 escolas, afinal chega uma hora que você fica de saco cheio de ficando conhecendo mil lugares.

 A PRIMEIRA ESCOLA que visitei fica no Campo Belo. É maravilhosa, bilíngue, com bastante flash cards espalhados pelas salas, só infantil, casa com 2 andares. Limpa, organizada e super bem protegida. Adorei o lugar, a metodologia, tudo, mas o peço estava o dobro do que podemos pagar, então foi automaticamente eliminada.

A SEGUNDA ESCOLA que visitei fica na Vila Mariana. Fui com o meu marido. Ele achou ok, eu odiei. Nunca achei que pudesse odiar uma escola. Achei que era bagunçada, o chão descascando. Tudo longe uma coisa da outra, parecia um labirinto. Achei que não combinava com nossos ideais. Mais uma eliminada.

A TERCEIRA ESCOLA que visitei fica perto do Shopping Ibirapuera. Nunca gostei dela ao passar em frente, mas dei uma chance. Ela é super tecnológica. Espaço para as crianças brincarem, lancharem. Cheia de programas interessantes. Tinha aula de inglês e italiano, bem interessante. O que perdeu pontos para mim foi na limpeza: Ao entrar no fraldário vi que o lixo estava amontoado de fraldas, praticamente caindo do lixo. Achei bem largado. Não foi eliminada de cara, pelo principal motivo de ter um incentivo super especial para leitura e escrita, com lançamento de livro e outras ideias legais.

A QUARTA ESCOLA que visitei, meu marido foi também, era bilíngue, 40 alunos no total. Casa térrea, tanque de areia, horta. Uma diretora super ativa, que me perguntou o que eu buscava numa escola e eu respondi: Espaço aberto para ele brincar e musicalização bem trabalhada, depois de ver muitas escolas conclui isso, fora a limpeza e segurança, claro. A escola é super discreta, limpíssima, aula de música super forte. Yoga, teatro, alimentação saúdavel com nutricionista. 2 professoras para 10 alunos e uma que fica rodando entre as salas que também é enfermeira. Nos apaixonamos, os 3! O Pedro não queria ir embora, entrou pelo portão, falou: Bye bye, dando tchau e indo embora para dentro da escola. Até meu marido gostou!


    Escolhemos a 4a. escola. Ela tem um preço excelente que cabe no nosso orçamento, oferece tudo e mais um pouco do que buscávamos, ele até já esta matriculado! Depois de visitar essas escolas, eu montei uma lista de prioridades de se observar na visita:


  1. Atenção na segurança, se o portão abre fácil, se tem alguém responsável só pela hora de chegada e saída das crianças. O mesmo vale para o ambiente no geral, não há declines perigosos, tanques com água, lugares que ele possa escalar e cair, essas coisas.
  2. Limpeza também é de extrema importância. Os banheiros devem estar limpos, os lixos arrumados. As salas de aula devem ter o chão limpo, as cadeiras e mesas. Afinal, ali vão trocar as fraldas do seu filho e/ou ajudá-lo a usar o banheiro sozinho, por isso também tem que ter banheiro próximo da sala e da altura da criança, para ajudar nessa fase.
  3. Metodologia também é importante. Tem várias linhas, e pode ser que você não tenha ideologia que combine com alguma delas. Para isso vale ler na internet e perguntar na escola qual que eles usam. O mesmo para valores, por exemplo: são mais ligados a natureza ou a tecnologia? 
  4. Atividades e aulas que ela tem e oferece. Como trabalham com as crianças. Como são passadas as coisas para os pais, como são feitas as reuniões... 
  5. Confiança no ambiente e profissionais que estão ali e ficarão com seu filho sem sua presença. Esse é um dos mais importantes: olhe as crianças que estudam lá, veja como a diretora, professora e outros profissionais tratam essas crianças. Elas parecem felizes? Se o seu filho te acompanhar, como foi tratado? Ele se sentiu bem no ambiente?
     A gente procurando encontra sempre algo que se encaixe no nosso desejo! Não vejo a hora do Pedro começar a estudar!! 

     Tem algumas outras dicas? Como foi escolher a escola? Conta pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou que escorreguei em alguma coisa ou teve uma luz? Deixe seu comentário, sabe como é culpa de mãe né??