quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como a correria do tempo moderno atrapalha de enxergar o tempo biológico

   

     Hoje é o segundo dia que o Pedro decidiu não dormir de manhã, ele dormia por volta das 11:00 e acordava umas 12:30/13:00. Sabia que ele era dorminhoco, mas como ainda não vai pra escolinha deixo ele criar sua rotina. Fiquei pensando em como o nosso ritmo corrido nos atrapalha de enxergar que eles tem o ritmo deles, e como respeitar isso é importante.
     Ritmo deles para tudo: nascer, mamar, dormir, crescer, andar, engatinhar, muitos verbos e ações que vem só aumentando junto com o tempo. Quando a gente consegue enxergar que esta na hora de readaptar a rotina as coisas seguem naturais e felizes. Mas, como perceber isso?
     A dica, que realmente funciona, é confiar no seu instinto materno. Sério, você melhor que ninguém conhece o pequeno. Se ele tiver um comportamento diferente do habitual, seja na hora de mamar, de comer, de dormir, preste atenção. Manter a rotina é tão importante quanto perceber que esta na hora de mudá-la.
     Ontem foi um dia mega estressante para mim, ele não quis dormir de manhã, mas ficou todo sonolento caindo por ai, e eu travei uma guerra para ele seguir nossa rotina, hoje vejo o dia passado e me sinto ridícula. Hoje não forcei nada, cumpri os horários de alimentação pela parte da manhã e deixei ele livre. Mais cedo ou mais tarde ele deixaria de tirar uma das duas sonecas diárias, eu até estava pensando em como induzi-lo a tirar a da manhã, uma vez que ele vai estudar o próximo ano de manhã. Depois de ontem tudo ficou claro para mim, uma nova rotina, sem sonecas de manhã.
    Com o Pedro eu me sinto segura, ele vai evoluindo tão naturalmente, mas acredito que a chance que tenho de ficar 24 horas por dia com ele me ajuda a conhecê-lo intimamente, e na calma que ele me traz do dia dia materno, encontro as brechas que me indicam que está na hora de colocar, adaptar, gerar mudanças para seu crescimento, não posso dizer como seria se eu trabalhasse, mas deixo a dica de seguir a rotina da escolinha ou creche pro seu bebe, também em casa. Assim não damos nó na cabecinha deles e sabemos direitinho qual é nosso momento de respirar, descansar e/ou fazer nada.
     Encontrar a paz interior e o nosso tempo, dentro de todas as obrigações e cobranças da vida materna é o maior desafio, por isso escutar seu coração é algo atemporal, que não tem contra indicações e realmente ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou que escorreguei em alguma coisa ou teve uma luz? Deixe seu comentário, sabe como é culpa de mãe né??